Antidepressivos: para que Servem, Tipos e Efeitos Colaterais

Opinião - Virada Psicodélica: Firma Canadense Anuncia Ayahuasca em Pílulas

Antes mesmo do surgimento da Covid, um em cada oito adultos americanos tomava um antidepressivo. Os índices de depressão e ansiedade subiram vertiginosamente ao longo da pandemia de Covid, e muitos americanos recorreram a medicamentos antidepressivos. Os Estados Unidos e o Brasil, em particular, andam muito necessitados de alternativas para fazer frente à epidemia de depressão e ansiedade desencadeada pela ascensão da extrema direita e pela maneira desumana com que Donald Trump e Jair Bolsonaro trataram a pandemia. Mas, ao contrário de muitos outros medicamentos usados para tratar distúrbios do humor -como o medicamento para ansiedade alprazolam ou o antidepressivo tricíclico amitriptilina -, os ISRS são menos propensos a interagir com o álcool do que outros tipos de drogas, disse Glance. A acinesia e os distúrbios correlatos, já mencionados, interferem decisivamente nos atos motores básicos como a marcha, a fala e nas atividades que requerem a conjugação de atos motores como o vestir-se, a higiene corporal e a alimentação. Em junho de 2026 o estado decidirá se inclui na lei outras substâncias psicodélicas, como dimetiltriptamina (DMT, presente na ayahuasca), ibogaína e mescalina -mas não o cacto peiote, da qual esta pode ser extraída; a exclusão é defendida por povos indígenas preocupados com a extinção da planta, que pode levar uma década para amadurecer.

Entre outras inovações, a proposta legislativa inclui descriminalizar de imediato posse e cultivo de quantidades pequenas de psicodélicos naturais eskalith https://antidepresivos.info como DMT, psilocibina, ibogaína e mescalina (exceto o cacto peiote), para uso pessoal ou doação. Aquelas organizações favoreciam uma proposta legislativa mais ousada, de descriminalização total, a Iniciativa 61. Não foram, porém, capazes de reunir todas as assinaturas para que ela entrasse na cédula de votação em 8 de novembro. É aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à fluoxetina como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, febre, sensação de queimação nos olhos, dor ou formação de bolhas na pele ou descamação. Várias cidades já procederam à descriminalização menos ou mais liberais de psicodélicos, como as californianas Oakland, São Francisco e Santa Cruz, além de Denver, Cambridge, Ann Arbor, Detroit, Seattle e mesmo Washington, DC. Nem todo tratamento funciona para todas, mas, felizmente, existem mais opções. Ele já foi agente de polícia e disse que seus antigos colegas e profissionais de saúde, vítimas frequentes de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), figuram entre os mais interessados nessa possibilidade de tratamento.

Contudo os todos os fármacos eficazes no tratamento da depressão aumentam os níveis de alguns desses neurotransmissores. Archives of Neurology, sugere que pessoas com doença de Parkinson possuem níveis mais elevados do inseticida ß-hexaclorociclohexano (ß-HCH) no sangue do que as pessoas saudáveis. Pessoas com mais de 21 anos poderão receber doses da ordem de 20 a 30 mg ministradas por um "facilitador" licenciado após cumprir 120 horas de treinamento em cursos credenciados (exige-se só que sejam residentes em Oregon há dois anos e tenham ensino médio completo). Nesse estado americano, só um produto se tornará legal, os cogumelos Psilocybe cubensis, também em janeiro, mas poderá ser administrado por profissionais não médicos chamados de "facilitadores", desde que façam um treinamento específico de 120 horas e obtenham licença para abrir um "serviço de psilocibina". A maioria dos eleitores de Oregon, com 1,3 milhão de votos (56%), aprovou em novembro de 2020 a Medida 109, para estabelecer "serviços de psilocibina" no prazo de dois anos. A via escolhida em Oregon foi aprovada num referendo de 2020. O texto da Medida 109, que se tornou lei estadual, privilegia, além de acessibilidade e segurança (como em Alberta), a equidade. Ela traz avanços sobre a Lei de Serviços de Psilocibina de Oregon, por exemplo ao estabelecer que haverá taxas de licença customizadas para facilitadores e curandeiros tradicionais em comunidades de baixa renda.

No caso, tratou-se de manter no mercado de provedores também os terapeutas naturais, curandeiros e neoxamãs psicodélicos que nunca deixaram de usar as chamadas plantas de poder. A ideia é poder mostrar depois, com fatos e números, que os problemas são raros e os benefícios, abundantes -como ocorreu com a maconha medicinal. Isso ainda deixaria a porta aberta para autoridades decidirem quanto isso representa, preservando-lhes o poder arbitrário de processar criminalmente algumas pessoas. E não só para consumo pessoal: nenhuma pessoa poderá ser presa ou processada criminalmente se detiver quantidades necessárias para compartilhar com amigos e conhecidos. As drogas não poderão ser cobradas, e o procedimento tem de ocorrer em ambiente hospitalar. Pesquisadores de psicodélicos temem reviver o trauma de uma reviravolta negativa como a https://antidepresivos.info/risperdal/ dos anos 1970, com a declaração da Guerra às Drogas pelo presidente americano Richard Nixon. Outra grande novidade está na previsão para estender a regulamentação, em 2026, para outras drogas psicodélicas baseadas em plantas. Criou-se uma comissão consultiva para propor à Autoridade de Saúde de Oregon (OHA, em inglês) uma regulamentação, que se encontra em fase final de consulta pública para adoção em dezembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *